Webber confirma rumores, assina com Porsche e deixa F1 após 12 temporadas no fim de 2013
Mark Webber colocou um ponto final nos rumores e anunciou nesta quinta-feira (27) sua decisão de encerrar sua carreira na F1. Depois de 12 anos no Mundial, o australiano se despedirá das pistas no final desta temporada.
Além de comunicar sua saída da F1, o piloto de 36 anos confirmou os rumores que indicavam uma mudança para a Porsche e vai trabalhar com a marca alemã em seu novo programa esportivo, que inclui as tradicionais 24 Horas de Le Mans. As primeiras informações sobre um possível vínculo entre Webber e a Porsche aconteceram ainda no início deste ano, por conta do projeto da montadora para integrar o Mundial de Endurance a partir de 2014.
O piloto, que assinou um acordo "de muitos anos" com a marca alemã, também já teve a carreira ligada às competições de corridas de longa duração no passado, quando defendeu a Mercedes em Le Mans, entre 1998 e 1999, antes de retomar o caminho para os monopostos e a F1, cuja estreia aconteceu em 2002, pela Minardi.
Depois de uma temporada na pequena e já extinta equipe italiana, Mark assinou com a Jaguar e ficou por lá até 2004. Na temporada seguinte, o piloto foi para a Williams, time em que correu por dois anos, antes de finalmente firmar contrato com a Red Bull, onde permanece desde 2007. O melhor resultado da carreira até o momento são dois terceiros lugares no Mundial de Pilotos de 2010 e 2011. Atualmente, Webber ocupa a quinta posição na classificação, com 69 pontos.
A passagem pela esquadra austríaca foi marcada por altos e baixos e polêmicas envolvendo o companheiro de time, Sebastian Vettel. A maior delas aconteceu ainda neste ano, quando o alemão desobedeceu a uma ordem da equipe e ultrapassou Mark na parte final da corrida da Malásia. Ao final da prova em Sepang, o australiano não poupou críticas ao tricampeão.
"É uma honra fazer parte do programa da Porsche em seu retorno ao topo do endurance e das 24 Horas de Le Mans", disse o piloto. “A Porsche escreveu a história das corridas como uma fabricante e representa performance e tecnologia excelentes no mais alto nível”, afirmou Mark.
“Estou muito ansioso para este novo desafio depois do meu tempo na F1. Mal posso esperar para pilotar um dos carros mais rápidos do mundo”, declarou.
Webber agora se junta a Neel Jani, Romain Dumas e Timo Bernhard, que anunciaram recentemente ligação com a marca para o programa no time na LMP1 nas 24 Horas de Le Mans. Wolfgang Hatz, membro do conselho da Porsche para pesquisa e desenvolvimento, afirmou que a montadora estava satisfeita e emocionada com o contrato com o experiente piloto da F1.
"Estou muito satisfeito por ter conseguido Mark Webber para o nosso projeto na LMP1, porque ele é um dos melhores e um dos mais bem-sucedidos pilotos da F1 do nosso tempo", declarou Hatz. "Mark é, sem dúvida, um dos melhores pilotos do mundo. Tem experiência em Le Mans e é um grande entusiasta da Porsche", completou.
Na última quarta-feira, o jornal alemão ‘Bild’ havia anunciado que Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, tinha oferecido para Webber a renovação de seu contrato com o time, que chegará ao fim nesta temporada.
Segundo rumores, os candidatos a vaga de Webber como companheiro de Sebastian Vettel são: Kimi Räikkönen, Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne, esses dois últimos pilotos oriundos do programa de jovens competidores da equipe austríaca e atuais titulares da Toro Rosso.
Comentários
Postar um comentário
http://clafute.blogspot.com/