Sonnen exalta Shogun, critica Wand Silva e diz que Belfort é 'muito frango'
Chael Sonnen voltou a falar respeitosamente de Maurício Shogun. Durante os treinos abertos do UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen realizados nesta quarta-feira, na TD Garden Arena em Boston, nos EUA, ele deixou de lado as provocações e fez uma análise sincera da sua carreira. Simpático e bem-humorado, afirmou que o duelo com o brasileiro é um dos maiores desafios que já enfrentou.
- Não consegui alcançar os meus objetivos, nenhum deles aliás. Acho que ainda estou perseguindo as mesmas coisas que estava antes. Isso não é uma luta entre desafiantes top, mas nós dois estamos no top 10. Será uma luta dura. Shogun é ex-campeão do UFC, e eu nunca venci um campeão do UFC. É um grande desafio para mim, só posso te dizer isso.
Sonnen ainda saiu em defesa de Shogun ao ser perguntado se concorda que o curitibano aparece fora de forma e com rendimento abaixo do esperado em alguns duelos, segundo críticas recentes.
- É difícil dizer. Todo mundo falava isso do Josh Barnett, ou do Fedor (Emelianenko). Talvez o resto do mundo não se lembre do nome Rulon Gardner (N. da R.: o americano que acabou com a invencibilidade de 13 anos do russo Aleksandr Karelin no wrestling olímpico em Sydney-2000, sendo uma das maiores zebras da história dos Jogos, e o primeiro atleta do seu país a ser campeão olímpico na modalidade). É muito duro julgar um cara olhando ele tirar a camisa. Ele poderia ter feito mais? Provavelmente, mas acho que isso pode ser dito sobre qualquer um de nós. Mesmo os melhores caras desejariam ter feito um pouco mais. Mas ele é um ex-campeão, ele é um cara durão. Aguenta firme estando ou não machucado, e já lutou contra todo mundo. Não consigo pensar em muitos caras assim. Inclusive, eu me incluo nessa lista. Estou tentando riscá-los da minha lista (risos).
O americano, no entanto, não poupou críticas a Wanderlei Silva. Disse aos jornalistas que gostava do ex-campeão do Pride até se desentender com o brasileiro numa van durante um evento promocional do UFC em setembro de 2010.
Wanderlei tem o pior cartel no UFC, o pior cartel na história do UFC, e você tem que checar essa informação porque eu sei o que está pensando: "E Cro Cop?". Cro Cop era ruim, mas o Wanderlei é pior. Wanderlei tem agora sete derrotas e quatro vitórias (na verdade, Wand venceu cinco no Ultimate). Desafio você agora a entender que o Wanderlei venceu as suas últimas duas lutas, mas há um tempo ele tinha duas vitórias e sete derrotas. Então, o desafio de novo a me dizer qual é o pior recorde nessa companhia. Esse é o problema, é irritante… E eu sempre meio que gostei do Wanderlei. Treinei com ele uma vez, não estava com o protetor bucal, e ele foi muito legal comigo. Eu avisei que não estava usando o protetor, mas apesar de achar que ele não entende inglês, ele disse: "Sem problema", e não deu um soco na minha cara o tempo todo. Zelou por mim. Sempre gostei dele, mas um dia nós estávamos numa van, eu quieto no meu canto, o Wanderlei tira a sua própria câmera e me repreende. Eu estava numa boa com isso, e você tem que saber lidar com isso. Mas há dois problemas. Primeiro é que a câmera era dele. Segundo que ele entra na van com uma bengala. Não vou partir para cima de um cara do lado de fora do ringue, mas aí um cara de bengala e com a sua própria câmera me provoca assim, depois legenda o vídeo. Fala essa linguagem manca que eu não consigo entender, depois coloca legenda. Isso me irrita!
Sonnen confirmou que pretende voltar à categoria dos pesos-médios depois do duelo deste sábado. Mas afirmou que, apesar das provocações direcionadas a Wanderlei, e do brasileiro já ter dito que aceitaria enfrentá-lo, o duelo entre os dois não deve acontecer.
- Eu posso garantir isso. Mas não significa que não vou continuar tentando. Ele não vai assinar.
O "Gângster Americano" também aproveitou para falar de um outro alvo: Vitor Belfort, a quem já criticou no passado pela falta de patriotismo por idolatrar tanto o Brasil e morar nos EUA.
Vitor é um desafiante top na minha lista. E todo esse falatório sobre ele lutar contra o Lyoto Machida…Essa luta parece ser muito boa, mas, como eu entendi, eles vão ter que trabalhar essa questão da categoria de peso em que ela ocorreria. Vitor é um cara estranho, ele é tão medroso. É um lutador tão bom, mas parece ser o único que não sabe disso. E é muito "frango" o tempo todo. Ele não vai lutar nos médios porque quer fingir que é o próximo desafiante ao título. E eu estou do outro lado dessa fila. Se alguém pode me vencer, pode ter isso (o desafio). A mesma coisa acontece com o meu trabalho de comentarista. Se há alguém melhor, pode assumir o meu trabalho. E não entendo não colocar isso em jogo. Mas é a carreira dele, e ele tem feito um bom trabalho.
O falastrão ainda confessou que vai se sentir devastado caso perca o duelo contra Shogun neste sábado.
- Nunca ter vencido um campeão do UFC é uma das surpresas da minha carreira, e quero vencer apenas por vencer. Se estivesse jogando cartas agora, eu iria querer vencer. Em qualquer coisa que fizer, quero vencer. Isso é muito importante para mim, e estarei devastado se perder. Ainda sinto como se tivesse vencido um campeonato. Mas muitos lutadores, quase todos, fazem a mesma coisa. É apenas uma realidade do esporte. Ainda consigo competir num nível alto, ainda treino em alto nível, mas vitórias e derrotas fazem parte, e é isso que importa. Não trabalhei nada especificamente para essa luta contra o Shogun, mas trabalhei duro, estou em muito boa forma e pronto para lutar. Não tenho desculpas (para a derrota).
Comentários
Postar um comentário
http://clafute.blogspot.com/